NEGRAS E NEGROS EM CENA

NEGRAS E NEGROS EM CENA

Em sua 3ª edição, Mostra Benjamin de Oliveira será palco de apresentações de teatro, dança e performance protagonizados por atores e atrizes negros

De 13 a 24 de maio, o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna e a Associação Cultural Tambor Mineiro recebem a 3ª edição da Mostra Benjamin de Oliveira, idealizada pela Cia. Burlantins. Com a proposta de ser um espaço de difusão e valorização do trabalho de atores e atrizes negros, a Mostra irá reunir performances e espetáculos de teatro e dança, lançamento de livros e de álbum, e encontros para debates e reflexão. Todas apresentações e atividades são gratuitas.

Será na Mostra Benjamin de Oliveira a estreia do novo espetáculo solo do bailarino Rui Moreira, CO ÊS, desenvolvido sob a orientação do coreógrafo internacionalmente reconhecido Patrick Acogny. A Mostra recebe também o festejado Coletivo Negro, de São Paulo, com {ENTRE}; os espetáculos Sapiências e Transbordas da Laia Cia de Danças Urbanas; e o projeto de dança-performance Maravalhas, de Benjamin Abras, que será criado por meio de uma oficina dentro da própria Mostra. {Entre}, Sapiências, Transbordas e Maravalhas foram selecionados para compor a programação entre 153 propostas vindas de mais de 50 cidades de 16 estados brasileiros. A curadoria foi formada por Grace Passô, Mauricio Tizumba e Alexandre de Sena.

Completando a programação, estão o espetáculo Madame Satã, do Grupo dos Dez, e Feito de Som e Fúria, a nova produção do Breaking no Asfalto. Ao lado das artes cênicas, a Mostra Benjamin de Oliveira ainda irá receber o show de lançamento do álbum Galanga Chico Rei, de Tizumba com produção musical de Sergio Santos, e o lançamento do catálogo Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e entorno.

As propostas formativas também farão parte da Mostra, que realizará dois encontros dedicados ao debate e à troca: uma roda de conversa com o Coletivo Negro intermediada por Alexandre de Sena, integrante do PLATEIA – Rede de Formação Artística; e outra sobre o livro “Africanidades e relações raciais: insumo para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil”, com a presença de autores e da organizadora Cidinha da Silva.

Antes de cada espetáculo da Mostra serão apresentados episódios da série Heróis de Todo Mundo, iniciativa que faz parte do A Cor da Cultura, projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e o Canal Futura. A série apresenta a biografia de brasileiros afro-descendentes que se destacam na cultura, história, ciência e vida política do país.

A terceira edição da Mostra Benjamin de Oliveira conta com patrocínio da Petrobras por meio do 3o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, e é realizada pela Cia Burlantins em parceria com a produtora cultural Napele Produções Artísticas.

MOSTRA BENJAMIN DE OLIVEIRA
Criada em 2013, a Mostra Benjamin de Oliveira surgiu como uma homenagem da Cia Burlantins ao primeiro palhaço negro do país e criador do circo-teatro brasileiro. Nascido em 1870, Benjamin de Oliveira era chamado de “Rei dos Palhaços”. Ao longo de suas edições, a Mostra vem se posicionando como um espaço de difusão e valorização do trabalho de atores e atrizes negros, buscando atuar na contramão de uma invisibilidade histórica desses corpos políticos. Sendo assim, a Mostra pretende-se espaço artístico, de reflexão, de formação, de luta e de resistência.

/// SERVIÇO
Mostra Benjamin de Oliveira
13 a 24 de maio
Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Avenida Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras)
Associação Cultural Tambor Mineiro (R. Ituiutaba, 339 – Prado)
Entrada gratuita
Informações: burlantins.com.br/benjamin

PONTO DE ENCONTRO
Para promover encontro e trocas, a Mostra Benjamin de Oliveira convida o público para o espaço de confraternização BenjaBAR, samba com Maurício Tizumba e convidados, na Associação Cultural Tambor Mineiro. Dias 16, 17, 22 e 23 de maio, sextas-feiras e sábados, às 22h. Entrada: R$ 15,00.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jessica Soares // 31. 9776-2847 // jessica@canalc.art.br
Júlia Moysés // 31. 9331-0066  // julia@canalc.art.br