MAURICIO TIZUMBA LANÇA ‘GALANGA CHICO REI’

MAURICIO TIZUMBA LANÇA ‘GALANGA CHICO REI’

Álbum com músicas de Paulo César Pinheiro e produzido por Sergio Santos homenageia o herói negro

No próximo dia 24 de maio, domingo, às 19h, o cantor, compositor e congadeiro Mauricio Tizumba apresentará, no Teatro Oi Futuro Klauss Viana, o álbum “Galanga Chico Rei”, o sexto da sua carreira. O show é gratuito e encerrará a programação da terceira edição da Mostra Benjamin de Oliveira.

“Galanga Chico Rei” traz 11 faixas, todas compostas por Paulo César Pinheiro, um dos mais consagrados compositores brasileiros, sendo três delas fruto da parceria de longa data com o cantor, violonista e produtor musical Sergio Santos e duas com o próprio Tizumba. Oito das faixas gravadas nunca tinham sido registradas. O álbum foi produzido e arranjado por Sergio Santos, que responde, ainda, pelos violões e, em algumas faixas, pelos vocais. “Galanga Chico Rei” conta também com as vozes de Bia Nogueira e Júlia Dias, o piano e a sanfona de André Mehmari, a percussão de Sérgio Silva, o baixo acústico de Beto Lopes, o vibrafone de Antônio Loureiro e um quinteto de madeiras formado por Catherine Carignan, Cássia Lima, Alexandre Barros, Maria Liebrech e Marcus Julius Lander.

“A música da manifestação popular já existe, não cabe apenas repeti-la. Buscamos nesse trabalho uma linguagem instrumental distinta, que também se aproxima da música erudita e da música instrumental brasileira. Embora tenha esse colorido diferente, é um disco do Tizumba, enraizado nele”, explica Sergio Santos.

Com sofisticada sonoridade, que remete às nossas mais profundas raízes musicais afro-brasileira, sobretudo a do congado, o álbum é uma homenagem ao rei africano escravizado no Brasil e convertido em herói ao comprar a própria liberdade, adquirir riqueza e libertar centenas de outros escravos. A narrativa sonora, fruto de extensa pesquisa empreendida pelo próprio Paulo César, foi criada originalmente para a peça homônima escrita por ele, dirigida por João das Neves e protagonizada por Tizumba que estreou em 2011.

“O povo negro foi vitorioso também, não apenas sofredor. Precisamos contar as histórias desses heróis que a historia oficial tenta sempre apagar. Contar a história de Galanga, a história invisibilizada de um herói negro vencedor, é também um ato de resistência política e cultural”, diz Tizumba.

O álbum conta com patrocínio da Petrobrás por meio do 3o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras.

Serviço
Lançamento do álbum “Galanga Chico Rei”
24 de maio, domingo, às 19h
Teatro Oi Futuro Klauss Viana
Entrada gratuita

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jessica Soares
// 31 9776-2847 // jessica@canalc.art.br
Júlia Moysés // 31 9331-0066 // julia@canalc.art.br