Inscrições abertas para o FETO – Festival Estudantil de Teatro

Inscrições abertas para o FETO – Festival Estudantil de Teatro

Selecionados serão divulgados no dia 12 de agosto

O FETO – Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas para seleção de espetáculos teatrais de artistas e grupos vindos de todas as regiões do país. Estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos técnicos e livres podem se inscrever até 21 de julho para se apresentarem em outubro em Belo Horizonte, num festival que, além da mostra de espetáculos, reúne atividades formativas, debates, oficinas e encontros com profissionais das artes cênicas.

O regulamento – disponível no site www.fetobh.art.br – abre espaço para as categorias distintas: Escola de Teatro e Teatro na Escola, nas modalidades rua, espaço alternativo ou palco, para o público adulto, infanto-juvenil ou infantil.

– Categoria Escola de Teatro: estudantes matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior;
– Categoria Teatro na Escola: estudantes de quaisquer níveis de ensino (Fundamental, Médio, Superior ou técnico) que não estejam matriculados em instituições voltadas essencialmente ao ensino das artes cênicas, e estudantes dos cursos livres.

Após lerem o regulamento, os interessados devem preencher formulário online (também pelo site) e enviar pelos Correios os materiais exigidos por edital, como cópia do texto/roteiro e imagens da apresentação ou do ensaio do espetáculo. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. Essa mesma comissão irá adotar as declarações de vínculo com instituição de ensino (enviadas pelos grupos) como norteador, caso seja necessário rever a categoria previamente escolhida pelo grupo. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto, no site do festival e em sua página no Facebook (FETO Teatro http://on.fb.me/13y80ZE)

A cada edição, o festival tem confirmado não apenas seu caráter nacional, mas também de um fórum que joga luz sobre o que está se construindo e discutindo sobre teatro. “Acreditamos verdadeiramente que o futuro do teatro é hoje”, afirma Bárbara Bof, uma das idealizadoras e coordenadoras do festival. A edição 2014 do FETO buscará suscitar reflexões sobre o papel do festival como espaço do dissenso. “Queremos ressaltar ainda mais nosso apreço a um espaço onde diferentes vozes, propostas, dramaturgias e linguagens cênicas, ideias e experiências coexistem, produzindo não exatamente embates, mas essencialmente diálogo e trocas enriquecedoras”, explica Bárbara.

Neste ano, a 14ª edição do FETO tem apoio cultural do Instituto Unimed-BH e é realizado com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

FETO – o futuro do teatro é agora!
Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

Nesses 16 anos de existência, o FETO recebeu 578 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 218 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2550 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil de Teatro conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural.

/// SERVIÇO
FETO 2014 – Festival Estudantil de Teatro
| O futuro do Teatro é agora   
Período de inscrições: até 21 de julho    
Inscrições e regulamento pelo site www.fetobh.art.br      
Anúncio dos selecionados: 12 de agosto (via site e página no Facebook FETO Teatro)