HOTEL ESPLÊNDIDO

HOTEL ESPLÊNDIDO

Mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus são personagens de exposição fotográfica contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia

Durante dois anos, a fotógrafa belohorizontina Laura de Avelar Fonseca entrevistou e fotografou as mulheres que trabalham nos hotéis da Rua Guaicurus, conhecido ponto de prostituição de Belo Horizonte. O resultado do trabalho pode ser conferido na exposição Hotel Esplêndido, que ocupará de 6 de fevereiro a 1 de março o Museu Inimá de Paula, com abertura no dia 5 de fevereiro, às 19 horas. Composta por fotos e áudios, a exposição tem curadoria do artista Scott MacLeay, trilha sonora do Grivo, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, nos horários de funcionamento do Museu (veja abaixo).

O extenso tempo dedicado ao projeto fica claro para o espectador. A fotógrafa parece apresentar-se como uma testemunha silenciosa e íntima da realidade que se desenrola à sua frente, com um olhar especialmente voltado aos detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. “Eu me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz ela. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar. Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se em não tê-la como algo a reduzir o ser humano retratado. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott.

POÉTICA DAS BORDAS
Além da exposição, o público poderá participar da atividade “Poética das Bordas”, que inclui visita guiada seguida de conversa com convidados sobre o registro documental contemporâneo e a exposição em si. A ação será realizada nos dias 6 e 26  de fevereiro, às 10h e às 18h30, respectivamente, com duração de duas horas. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320.

Prêmio Marc Ferrez
O projeto Hotel Esplêndido foi contemplado do XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, promovido pela Fundação Nacional das Artes. O objetivo do prêmio é selecionar projetos de fotografia que visem estimular a reflexão e a experiência artística. Hotel Esplêndido esteve entre os seis selecionados de todo o país na categoria projeto de livre criação fotográfica.

Laura Fonseca
Jovem artista visual brasileira Laura de Avelar Fonseca desenvolve trabalhos voltados para a fotografia documental e contemporânea que une sua preocupação com temas sociais e seu olhar muito pessoal sobre os parâmetros que definem a estética fotográfica. Nascida em Belo Horizonte, dedica-se integralmente à fotografia desde 2011. Seus projetos são marcados por autorretratos geométricos e uma visão sensível e humana na categoria documental com ênfase na pesquisa da relação de personagens marginalizados com a imagem, do ponto de vista tanto do artista quanto de quem se permite retratar. Já teve seus trabalhos expostos nas exposições coletivas Interferências – Scott MacLeay e Convidados: O Caminho para Florianópolis e Perspectiva(s), ambas em Florianópolis (SC), e um ensaio fotográfico sobre a população LGBT de rua na marcha gay de Belo Horizonte publicado na Revista Marimbondo.

Scott MacLeay
Fotógrafo, artista de novas mídias, compositor e escritor, iniciou sua carreira em Vancouver, no Canadá, na década de 70, tendo trabalhado em Paris e Nova York. Mudou-se para o Brasil em 2010. Criou o grupo de pesquisa musical Private Circus e teve seus trabalhos expostos em diversas galerias e museus da Europa, América do Note e Japão. Sua obra foi incluída na Time-Life History of Photography, no volume dedicado à “Arte da Fotografia”. Fundou o Departamento de Fotografia do American Center for Artists em Paris e tornou-se diretor do Center for Media Art and Photography (CMAP), um centro inovador de atividades de mídia arte e produções audiovisuais. No final de 2011, fundou no Brasil o Processo Criativo, um movimento dedicado à promoção e desenvolvimento de trabalhos inovadores e pesquisas nas artes tecnológicas. Em 2015 estará em turnê pelo Brasil para o lançamento de seu livro PENSAR, SENTIR, VER : Percepção e Processo em Fotografia.  

/// SERVIÇO

Exposição Hotel Esplêndido
de 6 de fevereiro a 1 de março
de terça-feira à sábado, das 10h às 18h30 / quinta-feira, das 12h às 20h30 / domingo, das 12h às 18h30
entrada gratuita

Poéticas da Borda (visita guiada e bate-papo com convidados)
6 de fevereiro, das 10h às 12h
26 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
inscrições gratuitas pelo email contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone 31-3213-4320

ASSESSORIA
Canal C – Comunicação e Cultura
Carol Macedo
// 31.9821-3626
Jessica Soares // 31.9776-2847
Júlia Moysés // 31.9791-2776