FIF-BH apresenta programação geral

FIF-BH apresenta programação geral

Em sua segunda edição, FIF BH – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte conta com exposição internacional, palestras, painéis de discussão e atividades formativas – programação mais  intensa de atividades será realizada entre os dias 1º e 9 de outubro

Entre os dias 1º e 9 de outubro, a 2ª edição do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte transformará a capital mineira em ponto de encontro para discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica no Brasil e no mundo. A programação do Festival inclui a exposição internacional “Mundo, Imagem, Mundo” – que ocupa três espaços da cidade entre os dias 1º de outubro e 29 de novembro –, palestras, painéis de discussão, conversas com artistas, lançamento de livros, oficinas e maratona fotográfica.

Idealizado e coordenado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF-BH é um festival voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações sobre a imagem na interseção com outros campos do conhecimento. Além de trazer à cidade de Belo Horizonte obras de importantes artistas dos quatro cantos do mundo – a grande exposição internacional reúne cerca de 200 trabalhos produzidos por 36 artistas vindos de 19 países – o FIF 2015 conta com outras quatro linhas de ação voltadas para estímulo do pensamento crítico e reflexões sobre a produção de imagens.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

>> Exposição “MUNDO, IMAGEM, MUNDO”
Dentre mais de 1450 inscrições, vindas de 48 países dos 5 continentes, o FIF – Festival Internacional de Fotografia selecionou para a sua segunda edição obras de 36 artistas, de 19 nacionalidades de 4 continentes, que irão compor a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”. As cerca de 200 obras se dividem entre o CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, entre os dias 1º de outubro e 29 de novembro; Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, de 2 de outubro a 29 de novembro; e CentoeQuatro, de 3 de outubro a 08 de novembro.

Em 2015, a curadoria da Exposição e da convocatória Moving Images – composta pelos coordenadores do Festival Bruno Vilela e Guilherme Cunha, juntamente com Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG – buscou trabalhos que, além de estabelecer diálogos entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem, contribuíssem para a reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo.

“Nos trabalhos são investigados os diversos mundos que coexistem, se sobrepõem e se tencionam em diferentes contextos sociais e históricos”, afirma Bruno Vilela. “Os trabalhos selecionados representam diferentes visões de mundo e visões sobre o mundo. A potência de muitas das imagens reside na forma como evidenciam o impacto e até mesmo uma certa fragilidade das estruturas de controle e poder vigentes, dissolvem barreiras ou discutem a apropriação de valores culturais e históricos, levantando questões e reflexões sobre a organização das sociedades – obras em que a poética da imagem converge com o pensamento político, sem serem panfletárias”, afirma Guilherme Cunha.

Neste ano, a exposição também será composta por 13 trabalhos em vídeo, de artistas de 8 nacionalidades, selecionados através da convocatória Moving Images – obras que, de carater documental, performático ou cinemático, transitam entre o experimental e o cinematográfico em interseção com a fotografia.

Locais e datas:

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]
Abertura: 1º de outubro, às 19h
Visitação: de 2 de outubro a 29 de novembro // de terça-feira a sábado, das 09h30 às 21h

Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Abertura: 2 de outubro, às 19h
Visitação: de 3 de outubro a 29 de novembro // de terça-feira a sábado, das 09h30 às 21h, domingo, das 16h às 21h

CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro]
Abertura: 3 de outubro, às 19h
Visitação: de 4 de outubro a 08 de novembro // segunda, das 12h às 17h; de terça a sexta-feira, das 12h às 22h; sábado e domingo, das 16h às 22h

Lista de artistas por espaço: http://bit.ly/1Kmm2BR

Imagens de divulgação disponíveis em: http://bit.ly/1M0cSQI

>> Lançamento do livro Espaços compartilhados da imagem – Caderno de Reflexões Críticas sobre a Fotografia
No dia 8 de outubro, às 18h00, o café do CentoeQuatro recebe o lançamento de Espaços Compartilhados da Imagens – Caderno de Reflexões Críticas sobre a Fotografia. O livro, publicado pela editora Circuito,  será  distribuído  gratuitamente.

A publicação, contemplada pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, parte da pesquisa realizada para a produção do FIF BH 2013 e 2015. Além de trazer imagens das obras selecionadas para a primeira edição do festival, o livro está organizado em torno de textos produzidos por autores convidados, voltados para o entendimento do universo da imagem fotográfica em seus mais diversos aspectos: estéticos, poéticos, políticos, filosóficos, sociais, históricos, dentre outros. Ao todo, a publicação é composta por nove textos escritos por teóricos, críticos, professores e artistas divididos em quatro eixos: “Espaços Compartilhados da Imagem”, “Tecnologia e Visualidade”, “Imagem e Construção de Realidades” e a “Política das Imagens”.

Autores Convidados: Roland Bleiker (Austrália); Daniel Rubstein  (Inglaterra); Ron Burnett (Canadá); Stefanie Baumann (Alemanha); David Levi Strauss (EUA); Eduardo de Jesus (Brasil); Patricia Azevedo (Brasil); Maria Angélica Melendi (Argentina)

Locais e datas:
Lançamento:
08.10, quinta-feira, às 18h
Local: Café do CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro]

>> FIF Universidade
Em 2015, o Festival desenvolve também o FIF Universidade, nova ação voltada para produção de conhecimento acadêmico sobre o universo da imagem e que busca promover a reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas. Realizada em parceria com o programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, essa atividade reunirá em Belo Horizonte 20 pesquisadores, de 3 países, selecionados pelos professores Carlos Henrique Falci, Adolfo Cifuentes, Anna Karina Bartolomeu, Patrícia Azevedo e Eduardo de Jesus. Os selecionados irão integrar cinco painéis de debate que serão realizados entre os dias 05 e 09 de outubro, sempre às 15h, no Café do CentoeQuatro.

Locais e datas:

>> Café do CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro]

Imagem e Memória | 05.10, segunda-feira, às 15 horas
Com os pesquisadores Mário Cesar de Azevedo, Bruno Moreschi, Glaura Cardoso Vale e Maria Eugênia Bezerra Alves

Outros Mundos, Outros Imaginários | 06.10, terça-feira, às 15 horas
Com os pesquisadores Hans Gindlesberger (EUA), Yukie Hori, Junia Mortimer e Raquel Reine Areias Gandra

Políticas das imagens e as estruturas de poder | 07.10, quarta-feira, às 15 horas
Com os pesquisadores Agustina Triquell (Argentina), Alice Goulart Heeren de Oliveira, Louie Palu (EUA), Priscila Mesquita e Renata Marquez

Educação, imagem e novas formas de produção de conhecimento | 08.10, quinta-feira, às 15 horas
Com os pesquisadores Emiliano Dantas, Guilherme Ghisoni da Silva, Alexandra Simões de Siqueira e Mateus Souza Lobo Guzzo

Imagem e produção poética | 09.10, sexta-feira, às 15 horas
Com os pesquisadores Camila Leite de Araújo, Hugo Houayek, Katia Hallak Lombardi e Patricia Franca-Huchet

>> PALESTRAS
Entre os dias 4 e 9 de outubro, o CentoeQuatro recebe, como parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia, seis palestras que com objetivo de aproximar inquietações e conceitos sobre o universo da imagem, produzidos por diferentes campos do conhecimento. Para participar do ciclo de palestras foram convidados pensadores, professores, curadores e artistas, que irão apontar questionamentos e propor reflexões sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas.

Locais e datas:

>> Café do CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro]

A fotografia e o filme como tradução ritual de espaços e tempos de performances sagradas,com Ayson Heráclito | 04.10, domingo, às 17h
Imagem, mitos e mitologias Políticas, com André Azevedo da Fonseca | 05.10, segunda-feira, às 19h30
Imagem, arte e Poder, com Tadeu Capistrano |06.10, terça-feira, às 19h30
Sobre a fotografia e seus outros: Arquivo, legendas, contextos e veracidade, com Stefanie Baumann | 07.10, quarta-feira, às 19h30
Mídia e favela, com Ubirajara Carvalho | 08.10, quinta-feira, às 19h30
Políticas da Visualidade na América Latina , com Jorge Sepulveda | 09.10, sexta-feira, às 19h30

Currículos e mais informações em: http://bit.ly/1Yw7adH

>> CONVERSAS COM ARTISTAS
Entre os dias 4 e 9 de outubro, a programação do FIF-BH ocupa o café do CentoeQuatro com um pouco de prosa: o espaço receberá artistas que, em um momento descontraído, apresentarão seus trabalhos e participarão de bate-papo com o público. Entre os convidados estão Arnau Blach (04.10, domingo, às 16h), artista espanhol que participa da exposição “Mundo, Imagem, Mundo” e lança no festival seu novo livro Everybody needs good neighbours; Ellen Jacob (05.10, segunda-feira, às 17h), fotógrafa estadunidense que trata da segmentação social em sua série “Substitutas”, que faz parte da exposição do FIF 2015; Dellani Lima (09.10, sexta-feira, às 18h), artista que utiliza inúmeras técnicas com a manipulação digital e a gravação em baixa resolução e fidelidade; Guilherme Maranhão (04.10, domingo, às 15h30), que em sua pesquisa imagética busca alterações no processo de formação das imagens técnicas e subversões; e o cineasta e artista plástico Cao Guimarães (06.10, terça-feira, às 17h30), que lança “Cao”, livro concebido pelo próprio artista, que partiu de uma recolha intensa no seu arquivo fotográfico para construir uma nova leitura do seu trabalho.

Locais e datas:

>> Café do CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro]

Guilherme Maranhão // 04.10, domingo, às 15h30
Arnau Blach, lançamento do livro Everybody needs good neighbours  // 04.10, domingo, às 16h
Ellen Jacob //  05.10, segunda-feira, às 17h
Cao Guimarães, lançamento do livro “Cao” // 06.10, terça-feira, às 18h
Randolpho Lamonier // 07.10, quarta-feira, às 17h30
Nitro // 07.10, quarta-feira, às 18h
Bruno Vilela e Guilherme Cunha (FIF-BH), lançamento do livro “Espaços Compartilhados da Imagens: caderno de reflexões criticas sobre a fotografia” [distribuição gratuita] // 08.10, quinta-feira, às 18h00
Leo Costa Braga // 09.10, sexta-feira, às 17h30
Dellani Lima // 09.10, sexta-feira, às 18h00

Currículos e mais informações em: http://bit.ly/1LIN46c

>> ATIVIDADES EDUCATIVAS
Com objetivo de estimular a mediação cultural e ampliar o universo de compreensão sobre a arte, fazem parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia atividades voltadas para professores e estudantes da rede de ensino de Belo Horizonte. As ações educativas do FIF-BH estruturam-se em torno de duas frentes: produção de material de apoio para professores, a ser utilizado em sala de aula; e visitas à Exposição “Mundo, Imagem, Mundo”, mediadas pela equipe do programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado. As ações visam possibilitar que o público, utilizando suas próprias percepções, experiências e repertório, amplie seu universo de compreensão sobre a arte.

Locais e datas:

Encontro com professores: 07.10, das 9 às 13 horas, no CentoeQuatro, com medição de Bernardo Brant

CâmeraSete e Palácio das Artes // agendamento de visitas através do 3236-7471 ou pelo e-mail educativo.artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

>> MARATONA FOTOGRÁFICA
Ao longo de uma semana, 21 fotógrafos iniciantes inscritos para a atividade até o dia 30 de setembro receberão acompanhamento e orientação de uma equipe de fotógrafos profissionais com objetivo de produzir um ensaio fotográfico autoral. Ao final do processo, as imagens geradas pelos participantes da Maratona serão organizadas em séries fotográficas e editadas para a realização de uma publicação digital, que será lançada durante o Festival.

Locais e  datas:

Inscrições para Maratona Fotográfica: até 30 de setembro, através do site http://www.fif.art.br/ // Valor: R$ 330,00
Orientação e produção: de 30 de setembro a 10 de outubro, com encontros no CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]
Orientadores: Cao Guimarães (encontros nos dias 30/09, 05/10 e 08/10, das 14 às 18 horas), Nitro (encontros nos dias 01/10, 06/10 e 09/10, das 14 às 18 horas), Dellani Lima (encontros nos dias 02/10, 06/10 e 08/10, das 14 às 18 horas). Encontro geral na manhã do dia 10/10.

>> OFICINAS
Entre os dias 05 e 10 de outubro quatro oficinas serão ofertadas pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia. Os interessados podem se inscrever através do site http://www.fif.art.br/ até o dia 30  setembro. As atividades serão ministradas por nomes de destaque na área como Guilherme Maranhão, Gabriel Furtado, Brigida Campbell, João Perdigão e Luiz Navarro, que apresentam diferentes práticas e olhares sobre a fotografia.

Locais e  datas:
Inscrições para oficinas:
até 30 de setembro, através do site http://www.fif.art.br/ // Valor: R$ 330,00
Local: CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro]

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Canal C – Comunicação e Cultura
Jessica Soares | 31 9776-2847 | jessica@canalc.art.br
Carol Macedo | 31 9821 3626 | carol@canalc.art.br