FETO 2015: SABERES E VIVÊNCIAS

FETO 2015: SABERES E VIVÊNCIAS

Em sua 15ª edição, o Festival Estudantil de Teatro reafirma seu compromisso com a formação e de ser uma mostra do teatro estudantil produzido no Brasil

Vau da Sarapalha e Sarabanda estão entre os espetáculos convidados

Entre os dias 22 e 30 de outubro, Belo Horizonte receberá a 15ª edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro. Durante nove dias de programação, espetáculos, atividades formativas e encontros dedicados a promover diálogos sobre o fazer teatral. Ao todo, serão 14 espetáculos selecionados de sete estados brasileiros, um espetáculo do Chile, e dois espetáculos convidados: Vau da Sarapalha, do Grupo Piollin (PB), e Sarabanda, dirigido por Grace Passô e Ricardo Alves Jr. O festival conta ainda com seis oficinas formativas, um encontro (CaFETO), análises de espetáculos abertas ao público e mostra de peças em criação. A programação será distribuída em 10 espaços da cidade: CentoeQuatro, Funarte MG, Galpão Cine Horto, Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), Praça Rui Barbosa, Sesc Palladium, Teatro Alterosa, Teatro Universitário e Rua dos Caetés.

Ao completar 15 edições, o FETO traz o tema “saberes e vivências”, em consonância com o desejo de promover reflexões e trocas sobre questões como ensino de teatro no Brasil, formação de públicos e estímulo às artes cênicas. O tema da edição vem celebrar os conhecimentos populares e formais, os mestres que ousaram romper paradigmas, os professores que estão nas escolas e os jovens que chegam ao festival ávidos por compartilhar experiências.

A 15ª edição do FETO é apresentada pelo Ministério da Cultura, pelo Governo de Minas Gerais e pela Petrobras, tem apoio cultural do Instituto Unimed-BH, apoio da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural, da Funarte, do Teatro Alterosa, da UFMG e do Teatro Universitário, conta com parceria do SESC, patrocínio da CEMIG e da Petrobras, e é realizado com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

.: Espetáculos convidados
Quando estreou, em 1992, Vau da Sarapalha alçou o Grupo Piollin, de João Pessoa (PB), ao reconhecimento nacional. Trazendo uma adaptação do conto Sarapalha, de Guimarães Rosa, o espetáculo, dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos, é considerado pela crítica especializada com um dos mais importantes da década. A peça abre o FETO no dia 22 de outubro, às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium [classificação 12 anos / duração: 55 min].

A outra peça convidada é Sarabanda. Criada a convite da Mostra “Ingmar Bergman – Instante e

Eternidade Sarabanda”, da Fundação Clóvis Salgado, parte do último longa-metragem do cineasta, obra que promove claramente o diálogo entre cinema e teatro. O espetáculo tem direção de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. e será apresentado no dia 29 de outubro, às 18h30 e 21h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium [classificação: 16 anos / duração: 90 min].

FETO – o futuro do teatro é agora!
Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

Nesses 17 anos de existência e em 15 edições, o FETO recebeu 952 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 245 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 3.080 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 67.340 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil de Teatro conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural.

SERVIÇO

FETO 2015 [22 a 30 de outubro]

Locais: CentoeQuatro, Funarte MG, Galpão Cine Horto, Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), Praça Rui Barbosa, Sesc Palladium, Teatro Alterosa, Teatro Universitário e Rua dos Caetés.

Ingressos nas bilheterias dos teatros: 6 reais (inteira) e 3 reais (meia-entrada) [exceto para o espetáculo “Vestido de Chita”, que tem entrada gratuita]

Programação completa no site: www.fetobh.art.br

Fotos disponíveis para download em: http://bit.ly/1GxTzHC

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jessica Soares // 31 99776-2847 // jessica@canalc.art.br
Carol Macedo // 31 99821-3626 //  carol@canalc.art.br
Júlia Moysés // 31 99331-0066 // julia@canalc.art.br