FETO 2014: O FUTURO DO TEATRO É AGORA

FETO 2014: O FUTURO DO TEATRO É AGORA

Em sua 14ª edição, o Festival Estudantil de Teatro movimenta a agenda cultural do mês de outubro com espetáculos, atividades formativas e encontros dedicados a promover diálogos sobre o fazer teatral

Entre os dias 16 e 24 de outubro, Belo Horizonte receberá a 14ª edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro. Durante nove dias de programação, o público da capital mineira é convidado a conhecer um panorama da produção teatral estudantil brasileira e a dialogar e refletir junto de pesquisadores, professores e grupos sobre as potências do fazer teatral no país. Ao todo, serão treze espetáculos, sete oficinas e oito encontros abertos ao público que ocuparão seis espaços da cidade –  Espaço Aberto Pierrot Lunar, Funarte MG, Galpão Cine Horto, Grupo Galpão, Teatro Alterosa e Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

Nos espetáculos e nas atividades formativas, nas reflexões e encontros formais e informais que o festival promove, diferentes propostas, dramaturgias, visões de mundo, linguagens cênicas, experiências e vivências coexistem. Na edição de 2014, o FETO explora o papel do festival como espaço do dissenso. “Os produtos resultantes dessa polifonia não são exatamente embates, mas essencialmente diálogos e trocas enriquecedoras”, explica uma das coordenadoras e idealizadoras do festival, Bárbara Bof.

Para a abertura do festival, o FETO receberá como convidado o espetáculo Comunicação a uma Academia, peça do CLUB NOIR (SP), que tem texto de Franz Kafka, direção Roberto Alvim e traz no elenco Juliana Galdino e José Geraldo Jr.. As apresentações serão realizadas de 16 a 17 de outubro, quinta e sexta-feira, às 20 horas, Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena, 4.001 – Mangabeiras).

:: EM CENA
O FETO 2014 apresenta, ao todo, 13 espetáculos vindos de Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, doze deles selecionados a partir de 104 inscrições vindas de todas as regiões do país (ver anexo). Os selecionados dividem-se nas categorias Escola de Teatro, com peças de estudantes de instituições profissionalizantes em artes cênicas, e Teatro na Escola, que abriga espetáculos de estudantes de cursos livres ou de quaisquer níveis de ensino.

Explorando também no palco o potencial do festival para promover trocas, encontros e intercâmbios, um norteadores para a escolha dos trabalhos foi a singularidade das obras, especialmente no que que diz respeito às diferentes representações regionais. “O que me chamou mais a atenção é a diversidade da compreensão do que é fazer teatro de região para região. Isso demonstra as particularidades do ensino de teatro no Brasil”, explica Walter Lima Torres, um dos integrantes da curadoria, formada também por Bárbara Bof, Cida Falabella, Juliana Barreto, Paulo Celestino.

Os ingressos para os espetáculos do FETO 2014 custam 6 reais (inteira) e 3 reais (meia-entrada) e podem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros – exceto para o espetáculo “Maria Inês ou O que você mata pra sobreviver?”, que será apresentado no dia 21/10, às 20h, na Funarte MG, e tem entrada franca.

:: EM FORMAÇÃO
Antes mesmo do dia 16, que marca o início de nove dias de programação intensa do festival, o FETO já ocupa dois espaços de Belo Horizonte. As oficinas e atividades formativas desta edição têm início no dia 13 de outubro e são voltadas a um público diverso – crianças, adolescentes, professores, atores, estudantes de teatro, músicos e dançarinos.

As atividades formativas são gratuitas ou ofertadas a preços populares (ver anexo) e serão realizadas na Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta) e no Espaço Aberto Pierrot Lunar (Rua Ipiranga, 137, Floresta). As inscrições para podem ser feitas pelo site www.fetobh.art.br até 6 de outubro.

:: EM DIÁLOGO
Este ano, o CaFETO – tradicional café-encontro que faz parte da programação do festival desde 2007 – convida o público a pensar e formular encaminhamentos ligados ao tema Direito ao Teatro: A educação e a política são disciplinas da Cultura. Outro momento de diálogo dentro da programação do Festival Estudantil de Teatro são os Olhares, encontros entre os participantes dos espetáculos das categorias Escola de Teatro e Teatro na Escola e a comissão artística – formada por profissionais e acadêmicos das artes cênicas – que servem como espaço para conversar e refletir sobre os processos de criação e montagem dos espetáculos apresentados. As conversas da categoria Escola de Teatro são abertas ao público,  presencialmente e em transmissão online.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.fetobh.art.br.

Neste ano, a 14ª edição do FETO tem patrocínio da Oi e da Cemig, apoio cultural do Instituto Unimed-BH e do Oi Futuro, apoio do Teatro Alterosa, do Teatro Universitário, da Funarte MG e do Espaço Aberto Pierrot Lunar, e é realizado com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

FETO – o futuro do teatro é agora!
Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

Nesses 16 anos de existência, o FETO recebeu 578 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 218 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2550 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil de Teatro conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural.

 

/// SERVIÇO
FETO 2014
[16 a 24 de outubro]
» Espetáculos no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Teatro Alterosa, Galpão Cine Horto e Funarte MG
Ingressos: R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia-entrada)*
* Exceto para o espetáculo “Maria Inês ou O que você mata pra sobreviver?”, que será apresentado no dia 21/10, às 20h, na Funarte MG, e tem entrada franca.
» Inscrições para as oficinas até o dia 6 de outubro pelo site
Programação completa no site www.fetobh.art.br
Acompanhe o festival em fotos e textos também no
Facebook: Feto Teatro
Instagram: @fetoteatro
Twitter: @fetobh

Assessoria de Imprensa
Jessica Soares jessica@canalc.art.br // 31 9776-2847
Júlia Moysés julia@canalc.art.br // 31 9791 2776