FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA ABRE CONVOCATÓRIAS

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA ABRE CONVOCATÓRIAS

Artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo têm até o dia 24 de julho para enviar trabalhos para a nova edição do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

Estão abertas até o dia 24 de julho as convocatórias que selecionarão trabalhos de artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo para a 2ª edição do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. Serão aceitas propostas de trabalhos que explorem interseções e relações da fotografia com o universo das artes visuais. Os interessados podem se inscrever para três ações do festival: Exposição Internacional, Moving Images e FIF Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.fif.art.br. O FIF BH 2015 será realizado entre os dias 02 de outubro e 10 de outubro e incluirá ainda palestras, oficinas e maratona fotográfica.

>> EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Para se inscrever na convocatória da exposição internacional, os artistas deverão apresentar uma série de oito imagens, ficha técnica e um breve texto com descrição do trabalho proposto, além de currículo e portfólio, sendo que todos os arquivos solicitados não deverão ultrapassar 15 MB. Os termos da convocatória podem ser consultados no site do festival e o resultado será divulgado até o dia 24 de agosto.

>> IMAGENS EM MOVIMENTO // MOVING IMAGES
Visando ampliar o entendimento sobre as possibilidades da produção criativa ligada ao universo da imagem fotográfica, a convocatória Moving Images busca trabalhos que privilegiam a fotografia em movimento. Serão selecionadas obras que atuam no campo de aproximação entre fotografia, vídeo, animação, GIF animado, cinema e novas tecnologias. Esses trabalhos serão exibidos em sessões de projeção durante o FIF BH 2015. Para participar da convocatória, os artistas devem inscrever-se no site enviando um link com apresentação e descrição do trabalho que desejam incluir na programação do Festival.

>> FIF UNIVERSIDADE
Durante os dias de programação mais intensa do Festival, serão realizados cinco painéis de debate abertos a pesquisadores do Brasil e do mundo. A ação busca gerar reflexão sobre a produção imagética, suas influências no mundo e a forma como impactam as relações humanas. Serão selecionados 20 artigos para compor os cinco paineis e também integrarão uma publicação digital de caráter cultural com ISBN. Para se inscrever o pesquisador deverá enviar seu um resumo do artigo por meio do site do Festival.

 

Idealizado pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF chega à sua segunda edição com a proposta de refletir sobre as relações Mundo, Imagem, Mundo. “O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza quanto também desestabiliza realidades”, explica Vilela. “Gerar reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo é o que  pretendemos com o FIF 2015”,  completa Cunha. Além dos dois, compõem a curadoria dos trabalhos recebidos pelo festival o crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas,  Eduardo de Jesus; e a artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG, Patrícia Azevedo.

O FIF-BH 2015 é realizado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com apoio de parceiros como Artmosphere, Solução Imagem, Agência Nitro, Canal C, Hahnemuhler, Fundação Clóvis Salgado e Governo de Minas Gerais.

FIF BH
O FIF – Festival Internacional de Fotografia busca promover o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre fotografia e outros meios de expressão criativa.

Em 2015, o festival tem como proposta refletir sobre a produção imagética, suas influências na construção das diferentes visões de mundo e a forma como impactam as relações humanas, por meio do conceito Mundo, Imagem, Mundo. Voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, o festival bienal busca privilegiar os processos criativos que exploram a fotografía como elemento potêncial do discurso poético e sua interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível.

Em sua primeira edição, realizada em 2013 (www.fif.art.br/2013), o Festival recebeu mais de 1.000 inscrições vindas de 73 países. Foram selecionados 340 trabalhos de 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes, que integraram a grande exposição que ocupou seis espaços da capital mineira.

/// SERVIÇO
2º FIF – Festival Internacional de Fotografia
Exposição “Mundo, Imagem, Mundo” // Moving Images // FIF Universidade
Convocatória:
inscrições até 24 de julho pelo site www.fif.art.br
Festival:
02 a 10 de outubro de 2015
Exposição:  02 de outubro a 29 de novembro de 2015

Locais:
Palácio das Artes | Galeria Alberto da Veiga Guignard [Avenida Afonso Pena, 1.537]
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jessica Soares
// 31 9776-2847 // jessica@canalc.art.br
Carol Macedo // 31 9821-3626 //  carol@canalc.art.br
Júlia Moysés // 31 9331-0066 // julia@canalc.art.br